Blog

Sênior

Saiba sobre a importância da vitamina D para o organismo

A substância é importante para que haja uma melhor absorção do cálcio

 

A Vitamina D é uma substância fundamental para o corpo humano e sua ingestão é muito importante para manter a estrutura óssea saudável. Vamos conhecer um pouco sobre essa vitamina, onde podemos obtê-la e a importância da sua suplementação.

 

A Vitamina D é absorvida quando o indivíduo é exposto à luz solar. Os raios ultravioletas têm a capacidade de ativar a síntese da substância. O ideal é a exposição de 10 a 15 minutos ao sol, em média de duas a três vezes por semana.

 

No osso, sua função principal é aumentar a mobilização de estoques de cálcio, quando seu consumo através da dieta for insuficiente para manter os níveis normais. Por isso, é tão importante consumir esses dois micronutrientes associados.

 

O consumo de alimentos fonte de Vitamina D, como óleo de fígado de peixe, alguns tipos de peixe como sardinha, salmão, atum, gema de ovo e outros ricos em cálcio, como folhosos verde-escuros, leite e derivados, torna-se fundamental para manter ossos e dentes mais fortes e saudáveis.

 

Mesmo assim, a obtenção da Vitamina D através dessas fontes ainda pode ser muito baixa e a suplementação acaba sendo uma boa alternativa. Para ajudar na absorção de cálcio, o Vitaz Sênior possui em sua formulação 100% das recomendações diárias de Vitamina D para adultos e idosos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Vitamina D é um nutriente especial, ela está envolvida em vários processos no nosso organismo. Confira abaixo em quais sistemas e de que forma ela atua ativamente e quais são as principais consequências associadas à sua deficiência:

 

 

Sistemas Fisiológicos Respostas Biológicas Deficiência de Vitamina D – Doenças Associadas
Celular Regulação do ciclo celular Câncer próstata, seio, cólon
Homeostase do cálcio Absorção intestinal do cálcio e remodelação óssea Raquitismo, osteomalácia, osteoporose
Sistema Imunológico Estimula a síntese de moléculas que inibem bactérias, vírus e fungos Doenças infecciosas, como a tuberculose; doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, esclerose múltipla; doença inflamatória intestinal; psoríase
Pâncreas células β Estimula a secreção de insulina Intolerância à glicose e diabetes tipo 2
Cardiovascular Regulação da função do músculo cardíaco Hipertensão: aumento de risco cardiovascular, trombogênese
Muscular Promove desenvolvimento normal do músculo esquelético, melhora da força muscular Miopatia muscular, aumento de quedas

 

 

REFERÊNCIAS

 

CASTRO, L. C. G. de. O sistema endocrinológico vitamina D. Arq Bras Endocrinol Metab. 2011.

NORMAN, A. W.; BOUILLON, R. Vitamin D nutritional policy needs a vision for the future. Experimental Biology and Medicine. 2010.