Blog

Mulher

Vitaminas podem retardar o envelhecimento

Vitaminas A e C atuam como antioxidantes e auxiliam no combate de rugas e marcas de expressão na pele

 

As mulheres estão sempre preocupadas com a saúde e as marcas do envelhecimento precoce, pois causa incomodo olhar no espelho e ver rugas ou marcas de expressão no rosto. Os tratamentos estéticos muitas vezes são caros, mas é possível manter a pele saudável com uma dieta rica em vitaminas antioxidantes.

 

Os antioxidantes são responsáveis pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células.

 

O que são os radicais livres?

 

São moléculas que fazem parte do nosso metabolismo, estão presentes em condições normais e estão envolvidas em vários processos fisiológicos, mas que, nas situações em que surge um desequilíbrio entre os sistemas, pode ocasionar o estresse oxidativo, levando a morte celular e várias complicações, inclusive o envelhecimento.

 

Para balancear a presença dos radicais livres e seus potenciais efeitos negativos, nosso organismo possui um sistema antioxidante.  Só que a capacidade de defesa do nosso sistema antioxidante está relacionada a uma alimentação saudável, que ofereça ao nosso corpo quantidades adequadas em micronutrientes (vitaminas e minerais). O consumo de frutas e vegetais, em geral, implica diretamente na diminuição do risco do desenvolvimento de doenças associadas ao acúmulo de radicais livres, principalmente o envelhecimento precoce.

 

Algumas vitaminas atuam como antioxidantes, combatendo os radicais livres, e as mais conhecidas por produzirem esse efeito são as vitaminas A e C.

 

Onde encontrar as principais vitaminas antioxidantes

 

NUTRIENTE FONTES
 Vitamina A Óleo de fígado de bacalhau, fígado de frango, fígado bovino, fígado de vitela, vegetais de folhas amarelas e verdes, frutas amarelas e vermelhas, cenoura, ovos e produtos de leite integral.
 Vitamina C Frutas cítricas, acerola, laranja, caju, goiaba, kiwi, limão, morango, brócolis, couve-flor, repolho

 

 

Vitaz Mulher possui alto teor de vitaminas e minerais, entre elas, substâncias antioxidantes como as vitaminas A e C.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

BARROS, C. M.; BOCK, P. M. Vitamina C na prevenção do envelhecimento cutâneo. Porto Alegre – RS. s.d.

PENTEADO, M. de V. C. Vitaminas: aspectos nutricionais, bioquímicos, clínicos e analíticos. São Paulo: Manole, 2003.

RAHMAN I., BISWAS S. K., KODE A. Oxidant and antioxidant balance in the airways and airway diseases. Eur J Pharmacol. 2006.

SCOTTI, L.; VELASCO, M. V. R. Envelhecimento cutâneo à luz da cosmetologia. São Paulo: Tecnopress, 2003.