Blog

Mamãe

A importância do ácido fólico na gravidez

O ácido fólico é fundamental para o desenvolvimento do cérebro e formação do bebê

 

Durante a gravidez, a mulher deve redobrar o cuidado com sua alimentação para evitar complicações. É necessário acompanhamento médico e nutricional para garantir a saúde da gestante e a perfeita formação do bebê.

 

O ácido fólico é um tipo de vitamina do Complexo B, também denominada de folato ou vitamina B9. Essa substância figura entre os principais nutrientes que a gestante deve consumir. Para alguns especialistas, o ideal é que essa suplementação comece quando a mulher está tentando engravidar, pois a substância é muito importante no primeiro trimestre de gestação, ela participa diretamente da formação do sistema nervoso central do feto.

 

As principais fontes alimentares de ácido fólico são: espinafre, feijão branco, aspargos, couve, soja e derivados, laranja, melão, maçã, brócolis, gema de ovo, fígado, peixes, gérmen de trigo, salsinha, beterraba crua e amendoim.

 

Mesmo com todas essas fontes naturais de ácido fólico, a suplementação e fundamental, pois esses alimentos não fornecem quantidades ideais da vitamina. Por exemplo, o cozimento prolongado de alguns desses alimentos pode destruir até 90% do seu conteúdo em ácido fólico. Estudos comprovam que a deficiência de ácido fólico pode acarretar má formação fetal, provocar prematuridade e baixo peso ao nascimento.

 

Vitaz Mamãe tem em sua composição 100% das recomendações diárias de ácido fólico para gestantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIA:

 NASSER, C., et al. Semana da Conscientização Sobre a Importância do Ácido Fólico. Associação Brasileira de Epilepsia (ABE). J Epilepsy Clin Neurophysiol. 2005.