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Cansaço e estresse podem estar associados à carência de vitaminas

O ritmo de vida acelerado, o sedentarismo e hábitos alimentares pouco saudáveis são fatores que podem contribuir para aumentar o cansaço e o estresse.

 

A escolha de alimentos menos nutritivos, ricos em açúcares refinados e gorduras saturadas podem trazer consequências sérias para à saúde.

 

Segundo pesquisa realizada pela OMS, 90% da população mundial sofre com estresse e o Brasil é o segundo país com o maior nível desse problema. O que as pessoas desconhecem, é que o consumo de alimentos, em quantidades adequadas, alivia os sintomas gerados pelos altos níveis de estresse, prevenindo sintomas ainda mais graves e melhorando a rotina, uma vez que também auxiliam a combater o cansaço.

 

Uma alimentação desequilibrada pode interferir na rotina, diminuir a produtividade, aumentar a indisposição e acelerar os níveis de estresse. Para produzir serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, nosso corpo precisa de nutrientes como o triptofano, magnésio, cálcio, vitamina B6 e ácido fólico. Essas substâncias são encontradas em frutas como melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão. O ideal e a ingestão de três a cinco porções todos os dias.

 

As amêndoas, castanha-do-pará e nozes contém selênio, um antioxidante que auxilia na redução do estresse. Recomenda-se o consumo de 2 a 3 unidades de castanha-do-pará, 5 unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas.

 

O leite e o iogurte desnatado são fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e auxilia na inibição, controle do nervosismo e irritabilidade. O ideal é consumir de 2 a 3 porções por dia. A laranja é rica em vitamina C, promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia e auxilia no combate ao estresse.

 

Esses nutrientes também podem ser obtidos através da suplementação, desde que seja devidamente indicados pelo seu médico ou nutricionista.

 

Vitaz AZ é um suplemento vitamínico-mineral que contém micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências

LEMGRUBER, R. 12 alimentos para combater a depressão. MINHA VIDA. 2018. Disponível em:< http://www.minhavida.com.br/alimentacao/listas/13084-12-alimentos-para-combater-a-depressao>. Acesso em: 07 junho 2018.